do séc. XVII ao séc. XXI


.

"Que falta nesta cidade? Verdade
Que mais por sua desonra Honra
Falta mais que se lhe ponha Vergonha

O demo a viver se exponha,
por mais que a fama a exalta,d
numa cidade, onde falta
Verdade, Honra, Vergonha.
[...]
O açúcar já se acabou? Baixou
E o dinheiro já se extinguiu? Subiu
Logo já convalesceu? Morreu

À Bahia aconteceu
o que a um doente acontece,
cai na cama, o mal lha cresce,
Baixou, Subiu, e Morreu.

A Camâra não acode? Não pode
Pois não tem todo o poder? Não quer
É que o governo a convence? Não vence

Quem haverá que tal pense,
que uma Camâra tão nobre
por ver-se mísera, e pobre
Não pode, não quer, não vence."


Poiséé, se o Gregório de Matos estivesse na atualidade era só trocar Bahia por Brasilia, e Camâra por Senado. Percebe-se que a situação do Brasil atual é proveniente de um passado histórico cujas consequencias infelizmente para não chorar, rimos, das brigas no Senado repletas de arrogâncias e Vossas Excelências.
E da hipocresia e demogagia dos políticos que tratam o povo como imbecis e o próprio povo que deixa ser tratado como tal.
e ainda tem aqueles que acham o voto nulo a melhor opção, o que é um absurdo. Depois da luta pelo voto e agora ainda dizem que o nulo é uma forma de reivindicar, hahaha, será que não perceberam que é uma forma fajuta, poiséé e depois ainda reclamam, como podem reclamar se na hora de votar não votam, não exercem o único direito que ainda permanece intacto.
sem esquecer daqueles que decidem votar em qualquer um, votam no que lembram do nome sem ao menos saber o que fizeram no passado, como esses podem querem falar mal da situação que se encontra a política brasileira, se foram os próprios resposáveis por tal ato? como podem querer gritar e reclamar se na hora de fazer a diferença desistiram?

só espero que em 2010 seja diferente e dessa vez escolham certo seus senadores [e a presidência também, é claro. manifestando minha opinião: gosto do Lula :x, mas me decepcionou essas últimas atitudes, apesar de eu entender que tudo é uma questão de alianças partidárias, exatamente por isso. sou contra essas alianças, são pura corrupção] pra depois poderem pelo menos reclamar.

tenho 16 anos e sim, eu quero votar. e não vou votar em qualquer um ou naqueles que meus pais vão votar, quero escolher o menos corrupto, segundo sua história na política, ou o que fará mais.
quero fazer, mesmo parecendo insignificante, a diferença.

  1. Pois é. As pessoas perderam a noção de importância. Agora, o crucial é saber em detalhes sobre os 'aribabados' da atual novela. Em um país de alienados e desinteressados, de que importa a própria política - ou simplismente toda e qualquer cultura - ? Tudo que requer o mínimo de esforço e atitude é desprezado. Afinal, há sempre um jeitinho mais fácil. E isso se reflete, também, naquela bagunça de casa legislativa que, um dia, foi o Senado brasileiro. Para tudo há um jeitinho...

Postar um comentário