Julgamentos


.

Não sou juíza e não pretendo ser, porque devo julgar então?
Poiséé não devo julgar.Eu julgo porque sou errante.
Todos nós julgamos, não há como negar, somos errados e estamos errados, devemos parar para pensar.

Nesses últimos dias, falei com pessoas diferentes, que jamais tinha sequer dito um 'oi'. Nesses últimos dias, notei que os ditados 'nem tudo que parece é' e 'as aparências enganam', são reais e não apenas meras metáforas. Chega! Cansei de julgar!
A vida de cada um só importa a cada um, não me interessa o que a pessoa faz da vida, cada um faz o que quer, a única coisa que importa são a atitudes que temos em relação aos outros, o jeito como tratamos nosso semelhante é que o nos define entre os inúmeros adjetivos presentes na sociedade.

Vamos conhecer para depois falarmos algo.
Julgamentos só devem ser feitos com base em provas.

enganos e desenganos.


.

em um tribunal, o juiz declarava a sentença: a ilusão foi sentenciada culpada, desse modo livrou o o coração de qualquer outro engano, o deixando finalmente desenganado.

a vida é assim, repleta de enganos e desenganos, ilusões e desilusões.
imagens e concepções são formadas, nós criamos personagens em pessoas reais, inventamos sentimentos, caracterizamos alguém ao nosso jeito; porém de repente batemos de frente com aquele que foi idealizado, só assim vemos uma máscara no chão e o rosto verdadeiro, só assim vemos que fomos enganados por nós mesmos, pelas falsas impressões. Nesse momento temos que fugir dessa ilusão e dizer nosso: 'não', mesmo muitas vezes sendo um pouco tarde, não podemos continuar prosseguindo com alguém que não é aquele que se sonha, porque se enganar nos desenganos é o pior engano.


.

"Eu te peço perdão por te amar de repente
Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos
Das horas que passei à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentado
Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo
Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.

E posso te dizer que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras dos véus da alma...
É um sossego, uma unção, um transbordamento de carícias
E só te pede que te repouses quieta, muito quieta
E deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar extático da aurora."

Ternura - Vinicius de Morais

Barreiras Opressoras


.

Em um mundo globalizado e em pleno século 21 ainda são encontradas fronteiras que são resultado de um modelo enconômico capitalista, formador de uma sociedadde baseada no dinheiro e no poder. Essas são as barreiras psicológicas de superioridade que oprimem e dividem claramente os pobres e os ricos, por meio de bairros e diversos locais onde a entrada da classe considerada 'operária' é proibida.

Mas o dinheiro não é o único motivo de fronteira psicológica, também está presente na sociedade a fronteira da linguagem, demonstrada na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, através do personagem Fabiano, que sente-se inferiorizado devido a sua condição social e a falta de estudos, se tornando um homem com dificuldade de comunicação, que usa ao invés de palavras, sons para se comunicar, assemelhando-se a um animal. Essa barreira pode ser percebida nos dias de hoje, cuja grande parte da população não tem estudos suficientes e são tratados como animais perante as classes ricas.

Além de divisões entre uma mesma população, ao mesmo tempo há uma separação entre países. Representada por fronteiras geográficas ou econômicas, como o Muro de Berlim, durante a Guerra Fria, que separou a região Ocidental (capitalista) da Oriental (socialista), com o objetivo de impor e manter o poder do socialismo sobre uma parcela dos alemães por comando da União Soviética. Essa atitude da URSS demonstrou um modo de imposição e de controle de um povo por meio de barreiras econômicas.

Vivemos num mundo onde as maravilhas da tecnologia misturam-se cada vez mais com os horrores da miséria absoluta. Como teríamos chegado a essa situação?

Portanto, o mundo é repleto de fronteiras, e muitas delas representam a opressão de um grupo perante outro. Esses modelos de divisão social mostram que apesar da globalização e de toda tecnologia ainda há um longo caminho a ser percorrido para um verdadeiro desenvolvimento.



texto de hoje? uma dissertação que eu fiz no caderno de aprofundamento, está com algumas modificações.s


.

uma imensidão ao seu redor, um mundo para ser conquistado, planos, sonhos e idealizações para o seu futuro...

...de repente você se depara com muitos degraus a sua volta, são tantos obstáculos para serem superados e o pior é que você está sozinho, ninguém pode te ajudar...

...então você olha a sua volta procurando outro caminho para atingir os seus sonhos e objetivos, nessa busca encontra um mar, você tem que atravessa-lo mas não tem um barco e seria impossíver ir a nado...
...as lágrimas começam a escorrer e o som de um soluço pode ser escutado a milhas de distância, mas não tem niguém para te escutar. O desespero e a tristeza encobrem todo o seu ser, não há mais motivo para persistir lutando, não há razão para seguir caminhando, você não tem opção e a única certeza é que tudo chegou ao fim, não há solução.
Passam dias e você permanece parado, sozinho e desesperançoso. Quando de repente, uma chama de esperança invade a sua alma e te planta a semente da dúvida: será que não tem mais jeito? Então você tenta encontrar um novo caminho, um novo horinzonte, e diante dessa força de vontade nasce uma estrada que te levará para a origem dos seus sonhos. É uma nova chance, é hora de recomeçar.
"Não importa onde você parou...em que momento da vida você cansou...o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar." (Drumond)

Razão x Emoção


.

A maior batalha, a luta mais sangrenta e a única que jamais terá um vencedor.
Talvez em uma linguagem literária poderiamos relacionar essa guerra com o Realismo e o Romantismo, já que são dois opostos, onde no primeiro prevalece a razão e no segundo a emoção.

um combate entre a visão racional e a emocional causa consequências que podem modificar a vida já que são caminhos extremos e oposto, é impossível uma escolha. Nesse caso deve prevalecer o meio termo, nem tudo é pensado assim como nem tudo deve ser sentimental, cada momento e situação pede um tipo de visão, devemos saber equilibra-las para no futuro não haver a famosa frase: 'me arrependi'. Afinal uma pessoa, que tenta ser, 100% racional acaba sendo falsa pois o ser humano é puramente sentimental e aqueles que tentam viver 100% de emoção não conseguem alcançar jamais um objetivo, viver só do emocional é muito sofrível.

a constância da inconstância.


.

Posso dizer que me assemelho profundamente ao protagonista da obra 'A moreninha', afinal tal personagem se diz um inconstante, porém um constante; e eu posso dizer a mesma frase, já que a cada minuto de vida fica mais presente a minha única constância, a minha única certeza: a inconstância. Direi, então, que todos nós somos vítimas desse sentimento, que corrói a alma e faz transbordar 'água' de nossos olhos. Seguido dessa sensação aparecem as nossas dúvidas, as perguntas sem respostas, as vontades não executadas, o pensamento negativo, a falta de vontade, a inferioridade e até mesmo a sensação de impotência. Essas constantes nos levam ao fundo do poço em apenas 5 minutos. Podemos ter vontade de largar tudo e mandar todos para aquele lugar (aquele mesmo...), mas temos que manter a cabeça no lugar, não podemos esquecer do objetivo maior por trás de todo um sofrimento, a razão deve prevalecer diante de uma situação como essa, mesmo eu achando muito díficil que ela prevaleça em um momento de depressão, a força deve renascer e o inicio da nova jornada deve ser traçado.

Não podemos, nem devemos, nos submeter a perda de uma vida de lutas e conquistas por um momento de fraqueza.

Lembre-se nos momentos dificieis, abra a janela, olhe o céu, repire fundo e levante a cabeça. Enxugue suas lágrimas e coloque um sorriso no rosto, não importa se é forçado, pois com o tempo ele será natural.'


sim, quase sempre dá vontade de esquecer tudo e se jogar no mundo. Mas nessas horas tento observar o movimento das nuvens e a beleza do céu, respiro fundo e continuo caminhando, faço o que considero ser certo e não importa se me criticam porque minha consciência que é a juíza, e não a sua boca cheia de blasfêmias.


.

' Assim como o grito tem eco, a flor tem o aroma e a dor o gemido, tem o amor o suspiro; ah! o amor é um demoninho que não pede para entrar no coração da gente e , hóspede quase sempre importuno, por pior trato que se lhe dê, não desconfia, não se despede, vai-se colocando e deixando ficar, sem vergonha nenhuma, faz-se dono da casa alheia, toma conta de todas as ações, leva o seu domínio muito cedo aos olhos, e às vezes dá tais saltos no coração, que chega a ir encarapitar-se no juízo; então, adeus minhas encomendas! '

' - É verdade - disse - Não é minha cabeça: a causa está no coração. Leopoldo, tenho tido pejo de te confessar, porém não posso mais esconder esses sentimentos que eu pensoque são segredos e que todo mundo mos lê nos olhos! Leopoldo, aquela menina que aborrecei no primeiro instante, que julguei insuportável e logo depois espirituosa, que daí a algumas horas comecei a achar bonita, no curto trato de um dia, ou melhor ainda, em alguns minutos de uma cena de amor e piedade, em que a vi de joelhos banhando os pés de sua ama, plantou no meu coração um domínio forte, um sentimento filho de admiração, talvez, mas, sentimento que é novo para mim que não sei comoo chame, porque o amor é um nome muito frio para o que o pudesse exprimir!... Eu já não me conheço... Não sei onde irá isso parar.. Eu amo! ardo! morro! '


Trechos do livro "A moreninha", de Joaquim Manoel de Macedo.
Sem dúvida a minha escola literária preferida é o Romantismo, as obras Românticas expressão o mais belo amor, os mais belos 'heróis'; mostram a exaltação e a idealização da pessoa amada, ou seja, mostram 'sem querer' o que nos acontece quando estamos apaixonados.

saudações corinthianas


.

Corinthians, o time do povo.

O time que faz e acontece, aquele time de garra, luta e força, que emociona até o último segundo.
O time da melhor torcida e o da maior (por mais que digam que é o 2° eu insisto).l
O time que faz todos vibrarem e gritarem até ficar rouco.
O time de coração.
O MEU time, esse é o TIMÃO.
Domingo: a sensação de medo e ansiedade, a sensação de campeão porém tendo a humildade em dizer: ainda falta um jogo. O desespero no inicio do jogo, vendo o Santos vir com tudo para cima da defesa corinthiana e vendo o meu time parado. GOLLLL do santoss, aquilo foi um absurdo, só mesmo com um pênalti para conseguirem derrubar a muralha que é o Felipe, porém André Santos não deixou barato, após de alguns minutos e uma rápida jogada de bola, a rede santista balançou e foi GOOOLLLL do Corinthians protagonizado pelo lateral esquerdo.
Foi festa, fiquei rouca e pulei exageradamente.
Segundo tempo? Só deu corinthians e um santos completamente descontrolado e desesperado, marcando faltas sem medo e partindo para a agressão. Nem fale naquele imbecil que recebe o nome de Domingos, nossa fazia tempo que não sentia tanta raiva de um jogador em especial, mas como diz o ditado: 'aqui se faz e aqui se paga' afinal o juiz fez juz a sua posição e o expulsou do jogo. Já estava no fim e o time da baixada não marcou nem mais um gol sendo que para vencer a final precisava de mais 3, então já se ouvia nas arquibancadas o grito da Fiel: É CAMPEÃO, É CAMPEÃO! Dito e feito: o apito soou e o Pacaembu estremeceu com a festa que o Corinthians proporcionou sendo o CAMPEÃO PAULISTA 2009 INVICTO

O 26° título paulista do Corinthians e o invicto. Cada vez mais o alvinegro faz história, consquistou a taça do campeonato e ainda o título de invicto, que não era atingido há 37 anos.

Trecho da revista pôster L! :
'Muitos não davam pelota ao gênio(Ronaldo). Muitos achavam que era um elenco de segunda categoria. Muitos não reconheciam a capacidade de Felipe nas decisões (...) Muitos só criticavam o perdedor de gols Souza, a perda de Herrera, as contas que não fechavam, o patrocinador que chegou tarde, brigas e bregas na direção. Poucos são Corinthianos. Poucos são Ronaldo. Duas marcas do futebol. O artilheiro dos artilheiros das Copas. O campeão dos campeões paulistas. Dois caem, dois que quebram. Dois que rompem tendões e tensões. Dois que são milhões. Dois que foram mais que campeões em 2009. Dois que voltaram para ficar. Porque o lugar deles é onde ninguém chegou em São Paulo.'


.

" Uma guerra particular, que para poder participar é necessário apresentar a sua credencial. Guerra que tem o dinheiro como arma e o poder como objetivo. Ao fim dela, quem tiver um VIP em sua credencial, será o vitorioso. "

Essa é a guerra do capitalismo, não que eu seja contra ele, afinal não acredito que seja possível construir um país socialista. O socialismo é meio útopico, isso porque as pessoas são gananciosas e ambiciosas, todos se tornaram profundamente individualistas e egoístas, não é possível criar um governo baseado em meios de produção coletivos ou então um país onde não haja governo como preve o comunismo. Acho que essas políticas não podem ser concretizadas, caso isso acontecesse haveria muito mais corrupção e possivelmente várias crises apareceriam, iria ser um verdadeiro caos. Porém, também não acho que o capitalismo é a saída, pelo menos não esse capitalismo desmedido, onde o lucro está presente em todas as coisas e nada importa desde que haja um benefício para alguém: " Na devastação há oportunidades " - The corporation.


Poiséé, um post um pouco nerd..não tenho culpa se as aulas de Redação e Geografia me inspiram! *-*
Sonho: ter o mesmo conhecimento que a Karina e a Tania. (obs: pelo menos na hora de prestar a Fuvest :D )

múltiplas crises


.

ótima hora para aparcer uma pandemia, não?
em meio a recuperação da crise mundial economica aparece uma gripe suína, que beleza. Realmente a vida é repleta de novidades e múltiplas crises, mal saimos de uma que já entramos em outra, é preciso força para uma boa recuperação.

não estou nos melhores dias para fazer um bom texto então paro por aqui. :/